INDÚSTRIA (Módulo com 8 horas ministrado em 4 aulas):
Neste curso demonstraremos como um direcionamento de vendas voltados ao sell out alavanca o sell in para a indústria no canal Farma. Sejam indústrias de medicamentos, isentos ou não de prescrição médica (MIP e RX), ou pertencentes ao universo de: Beleza, Suplementos Alimentares e Artigos Infantis, e todas as outras onde a venda no canal Farma é determinante para seus negócios.
Trabalharemos os conceitos de Omnishopper e Shopper Marketing, além de aprofundarmos as estratégias de Merchandising e Gestão por Categoria. Passaremos por todas as etapas do processo comercial voltado para sell out, a partir do planejamento, passando pelo método que investiga e potencializa as oportunidades no PDV, envolvendo a negociação ativa, focada no ganha-ganha, executando a ativação dos pontos de contato no Canal e, consequentemente, aumentado suas vendas e as vendas de seus clientes, sejam eles farmácias independentes ou redes e sistemas associativos.
VAREJO (Módulo com 6 horas ministrado em 3 aulas):
Em cenários de grandes concorrências, como o segmento Farma, é de fundamental importância a elaboração de estratégias de Shopper Marketing, de impacto na jornada de compra do shopper e na geração de experiência e encantamento no PDV, através de estratégias de Merchandising e Gestão por Categoria. É necessário desenvolver táticas que gerem mais tráfego na sua loja e vendam mais e melhor para o cliente que está dentro dela. Apresentaremos alternativas tangíveis para melhorar as vendas das categorias, a comunicação no PDV, o relacionamento com o cliente antes, durante e após a compra.
DETALHAMENTO DO PROGRAMA:
Aula 1 – (Varejo e Indústria) – Jornada de Compra do Omnishopper
Aula 2 – (Varejo e Indústria) – Merchandising Estratégico
Aula 3 – (Varejo e Indústria) – Gerenciamento por Categoria
Aula 4 – (Indústria) – Os passos da venda no canal Farma
Profa. Simone Terra
Simone Terra vem desenvolvendo estudos, prestando consultoria, realizando capacitações e palestras para área Comercial, Trade Marketing e Shopper Marketing para diferentes segmentos de mercado no Brasil e no exterior há mais de 20 anos. Realiza análise da cadeia de vendas, a partir da perspectiva da compra do shopper, levando em consideração todo o ecossistema, responsável pelo sucesso das operações de sell in e sell out na indústria e no varejo. Foi executiva do Instituto George Chetochine – França, onde fez sua especialização em Varejo e Comportamento de Compra. É formada em Ciências Sociais pela UFF, Pós-Graduada em Pesquisa de Mercado e Marketing Estratégico na França (ADETEM) e Mestre em Economia Criativa na ESPM/ Rio. Pesquisadora do Núcleo de Economia Criativa na ESPM Rio, Sócia-Diretora da STerra Soluções de Mercado e Professora da Business School do IBMEC e de Pós-Graduação de diversas universidades.
Simone Terra já realizou consultorias e treinamentos para diversas empresas do setor farmacêutico, como Bayer, Boehringer, Galderma, Merck, dentre outras.
Executivos, gestores e profissionais de diversas áreas, mas em especial: Marketing, Trade, Vendas, TI, Comercial e outras atuantes no mercado de Farma.